ÁREA DO ALUNO

O que é Staking e Como Funciona esse Tipo de Investimento?

Staking é um meio de investir em criptomoedas através da chamada "prova-de-participação". É um meio muito seguro e certo de gerar novos tokens do seu saldo. Saiba mais aqui!
24/8/2022
Altcoin

O staking de criptomoedas é uma forma de investimento muito atraente para quem já é usuário de cripto. Com um risco muito próximo a zero, esse tipo de aplicação é uma forma mais moderna e eficiente de se construir ecossistemas baseados em blockchain.

O staking veio para substituir as criptomoedas baseadas em mineração, como o Bitcoin, a Litecoin e outras. Este é um processo mais barato para emitir tokens e garantir a segurança de blockchains.

Então, nesse post, eu vou explicar o que é o staking e como funciona o mecanismo de proof-of-staking. Em seguida, vou mostrar como você pode começar a fazer staking hoje e ganhar rendimentos em criptomoedas sem precisar pagar contas de luz exorbitantes!

O que é Staking de criptomoedas?

Staking de criptomoedas é um mecanismos de contribuição à blockchain e uma das melhores alternativas à mineração. Nesse sistema, usuários aplicam (do inglês stake) tokens para operarem nodes na rede e para provar sua participação na blockchain.

Em português, “staking” significa “aplicação”. De fato, você está aplicando uma certa quantidade de cripto e, em troca, vai receber rendimentos que variam dependendo da quantidade e do tempo que você aplica.

É dessa “prova de aplicação” que a blockchain garante a segurança das transações. Assim, esse esquema de consenso é chamado de proof-of-staking.

Esse mecanismo é uma das alternativas mais promissoras ao proof-of-work, o método das blockchains baseadas em mineração. Exemplos de blockchains que empregam o proof-of-work são Bitcoin, Litecoin, Bitcoin Cash e Ethereum.

Blockchains mais novas geralmente são baseadas em proof-of-staking. Exemplos são Cardano [ADA], Avalanche [AVAX], Polkadot [DOT], Cosmos [ATOM], Solana [SOL], Algorand [ALGO], Neo [NEO] e outras.

Staking e mineração

O staking (correspondente ao mecanismo proof-of-staking) é uma forma mais barata e mais fácil de distribuir incentivos aos nodes. Nesse método, você não precisa de um computador superpotente, nem precisa se preocupar com o aumento da sua conta de luz.

Se na mineração o poder computacional é o que define a probabilidade de se ganhar o direito de gerar o próximo bloco (e de ser recompensado), isso não acontece no staking.

O staking de criptos como investimento

Nesse mecanismo, a quantidade de tokens aplicados é o que definirá a chance de você ganhar recompensas, tanto as de bloco quanto as de transações.

Em outras palavras: quanto mais tokens você aplica, maior é a sua expectativa de retorno.

Assim, em termos de investimentos, o staking é mais lucrativo quanto maior sua aplicação inicial e maior é o tempo do investimento. Em certo sentido, é um investimento muito parecido com uma poupança, uma vez que os riscos são virtualmente zero.

Note, contudo, que a renda do staking é dada na criptomoeda. Assim, um rendimento de 5% em dado período para um dado ativo pode ser muito maior quando cotado em moeda FIAT.

Para avaliar o staking de uma criptomoeda, você deve levar em conta a quantidade que deseja aplicar e o APY, ou Annual Percentage Yield. Essa métrica é a renda que você pode esperar anualmente, que costuma variar muito pouco para cada blockchain.

O APY já leva em conta a competitividade e a taxa de recompensas daquela blockchain. Hoje em dia, existem muitas calculadoras de staking, como a da stakingrewards.com, que ajudam a avaliar as recompensa em diferentes ativos.

Eficiência, escalabilidade e sustentabilidade

Parte da popularidade do staking é o seu baixo consumo energético. A mineração é um processo que demanda muita energia e poder computacional, o que sai caro para operadores de nodes e, segundo alguns, para o meio ambiente também.

De fato, o staking é uma das alternativas preferidas de quem levanta o argumento ambientalista. Mas não para por aí. Por não precisar de um processo de intenso consumo energético, o proof-of-staking é um método mais escalável.

Em outras palavras, esse mecanismo geralmente garante taxas de recompensas mais baratas. Afinal, o custo de operar um node também é mais barato.

Isso também reduz taxas de transações e de execução de contratos (quando falamos de uma blockchain de smart contracts).

No fim, o proof-of-stake é superior ao proof-of-work por vários motivos, ajudando a superar várias dificuldades das primeiras blockchains lançadas.

O proof-of-stake (PoS)

Como mencionado, o proof-of-stake é um mecanismo de validação de blocos alternativo ao proof-of-work. Ao invés dos nodes contribuírem com a computação de problemas aritméticos para resolver problemas de hash e gerar a blockchain, o PoS funciona através de um sorteio.

O sorteio leva em conta a quantidade de tokens aplicados por cada node. Assim, aplicando 10 ou 100 de um certo token, você tem 10 vezes mais expectativa de retorno aplicando 100.

A operação de um node inteiro, muitas vezes, requer um conhecimento técnico mais avançado. Alguns projetos (como é o caso da Cardano) divide os usuários que desejam aplicar tokens em dois tipos: validadores e delegadores.

Os validadores são nodes completos (também chamados de pool), que arcam com o custo computacional de validar e gerar os blocos da blockchain. Delegadores são endereços que delegam os tokens para essas pools (aumentando seu peso no sorteio) em troca de receber parte das recompensas. 

Outros arranjos podem existir, dependendo do projeto. Para descobrir o que é mais interessante para você, não deixe de fazer sua própria pesquisa! Fique à vontade para ler outros conteúdos aqui do blog. Com certeza vai ter algum que vai te ajudar na sua busca!

Abaixo, vou dar o passo a passo que você estava esperando para começar a fazer staking!

Como fazer staking?

Agora que você já entendeu o que é o staking, você pode começar a aplicar suas criptos para apoiar um projeto em que você tem confiança e ser recompensado em troca. Hoje em dia, o staking é muito difundido, então o que não faltam é oportunidades desse modelo de investimento.

Para realizar staking, você precisa de uma wallet específica, o que vai depender do projeto. Geralmente existem carteiras oficiais para se realizar o staking de certos tokens.

Algumas carteiras multi-assets (multi-ativos), como a Exodus e a Trust Wallet, já oferecem serviços de staking através da sua própria interface. Isso facilita quando você pretende aplicar vários tokens, centralizando a gestão.

Algumas exchanges, como a Binance ou a Coinbase, também oferecem essa possibilidade. Caso opte por essa opção, você não precisará de tanto conhecimento técnico para começar, mas provavelmente haverá mais taxas envolvidas.

Criptomoedas de staking mais populares

  • Ethereum 2.0 [Eth2]
  • Cardano [ADA]
  • Polkadot [DOT]
  • Solana [SOL]
  • Tron [TRX]
  • Tezos [XTZ]
  • EOS [EOS]
  • Cosmos [ATOM]
  • Neo [NEO]
  • Algorand [ALGO]
  • Zilliqa [ZIL]
  • THORchain [RUNE]

Agora você já sabe tudo o que precisa para começar a fazer staking! Nunca deixe de se manter informa e continue de olho no nosso blog para mais artigos sobre staking e outras formas de geração de renda com criptomoedas!

Se você faz staking de algum token, comente abaixo!

Últimos artigos

24/8/2022
Criptomoedas
O Inverno Cripto: como identificar e como agir?

Estamos no inverno cripto? O que fazer nesse momento de baixa das criptomoedas? Comprar? Vender? As perguntas aparecem de todos os lados, mas todas as respostas estão aqui! Leia!

Ler artigo completo
24/8/2022
Criptomoedas
O que é Criptomoeda? A Explicação Definitiva por um Especialista

Você já sabe o que são criptomoedas e como elas transformaram para sempre as finanças? Veja minha explicação definitiva clicando aqui!

Ler artigo completo
24/8/2022
Bitcoin
Como Investir em Bitcoin com Pouco Dinheiro?

Se você quer começar a investir em criptomoedas, mas está na dúvida de como começar e qual o investimento mínimo, venha tirar suas dúvidas aqui! Aprenda a investir em Bitcoin com pouco dinheiro!

Ler artigo completo
FL Consultoria Ltda
CNPJ: 49.927.665/0001-34
© Todos os direitos Reservados - Felippe Percigo - 2022