Ultimamente, as criptomoedas têm ganhado muito espaço nas notícias, no dia a dia das pessoas, na política e - principalmente - nas finanças dos brasileiros.
Mas você sabe o que são criptomoedas? Vou explicar neste artigo e até mesmo dizer as vantagens que as criptomoedas têm sobre o dinheiro tradicional. É só continuar lendo!
O Que são Criptomoedas?
Também chamadas de moedas virtuais ou moedas digitais, as criptomoedas são ativos digitais descentralizados. Esses ativos são criados graças à blockchain, uma tecnologia inovadora e altamente disruptiva.
A primeira moeda de todas foi o Bitcoin, que inaugurou o mercado cripto. Depois dele, vieram várias outras - as chamadas altcoins. Algumas são mais parecidas com o Bitcoin (como a Litecoin) e outras mais diferentes (como a Ethereum).
As criptomoedas funcionam sem um coordenador central, ou seja, elas não dependem de bancos, empresas, nem governos. As transações e as informações dos usuários são protegidas a partir de sistemas avançados de criptografia.
Diferentemente das moedas fiduciárias (como o Real, o Dólar e o Euro) as criptomoedas só existem na internet. Assim, elas não podem ser impressas e não são palpáveis.
Esses ativos digitais existem apenas online, apesar de poderem ser usados para negociar ativos do mundo real e transformadas em moedas que podem ser tocadas, guardadas na sua carteira ou mesmo num banco.
Dizemos que as criptomoedas são descentralizadas porque não estão vinculadas a nenhum órgão, empresa ou governo. Por isso, não podem ser controladas nem geridas por nenhuma parte a não ser a sua própria rede.
Isso significa que nenhuma instituição centralizada pode controlar, intermediar e autorizar emissões de criptomoedas, transferências e outras operações. Os responsáveis por todo esse processo são os próprios usuários, ou seja, a rede que mantém a blockchain.
Como as Criptomoedas são Criadas?
A blockchain é a tecnologia que deu origem às criptomoedas. De forma simplificada, uma blockchain é um sistema que permite o envio e o recebimento de informações pela internet sem depender de uma parte externa.
Em outras palavras, é um sistema altamente sofisticado que permite transação e troca de informações de modo peer-to-peer.
Ela é responsável por gerar online pedaços de código que carregam informações conectadas, uma espécie de “cadeia de blocos” contendo dados, daí o seu nome, a união das palavras “block” (blocos) com “chain” (cadeia).
Esta tecnologia traz transparência e segurança ao sistema, já que toda movimentação nas redes é registrada de forma pública e auditável (ou seja, pode ser consultada por qualquer pessoa interessada).
Já o nome cripto vem de criptografia, que possibilita a emissão e a transação de moedas virtuais de forma segura. O processo consiste em um modo de embaralhar uma informação para que somente o detentor do código, que é chamado de “chave”, tenha a capacidade de decifrá-la.
Criptomoedas são seguras?
Sim, criptomoedas são altamente seguras. Diferente de arquivos normais, como os documentos e fotos que você tem no seu computador, elas não podem ser hackeadas nem desviadas sem a sua autorização.
A criptomoeda é um registro que existe na blockchain. Essa blockchain é distribuída na forma de várias cópias através da sua rede de mantenedores (os chamados mineradores).
O único jeito de “destruir” a criptomoeda é destruindo todas as cópias da blockchain - um evento muito, mas muito improvável para não dizer impossível.
Por isso, investir em Bitcoin é seguro, assim como investir em toda grande criptomoeda no mercado.
Também tenho um vídeo que explica melhor os 3 motivos do Bitcoin ser seguro. Confira!
Quais são as principais Criptomoedas do Mercado?
No mundo das criptomoedas, não existe uma fórmula ou alguma instituição por trás para assegurar o valor de cada moeda digital.
O preço é determinado exclusivamente por meio da oferta e da demanda, ou seja, compradores e vendedores no mercado livre de criptomoedas.
As moedas mais proeminentes deste mercado são o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH), que juntas são responsáveis por mais de 50% do valor total do mercado de criptomoedas.
Vantagens das Criptomoedas em relação ao Dinheiro Tradicional
- A oferta de criptomoedas é determinada previamente por cada desenvolvedor e, em geral, ela é limitada. No caso do Bitcoin, por exemplo, foi determinado que só irão existir 21 milhões de unidades da moeda.
- Dispensa o intermediador, sendo facilmente transferível de pessoa para pessoa.
- Tudo é registrado no blockchain. Portanto, todas as negociações podem ser consultadas e rastreadas, sendo totalmente transparente e auditável por todos os participantes.
- Não pode ser censurada nem falsificada.
É claro que as criptomoedas também têm desvantagens em relação ao Real e outras moedas FIAT. Mesmo assim, elas se provam excelentes meios de reserva de valor - ou seja, de investimento.
Já em relação à adoção, ainda é difícil prever o futuro das criptomoedas, mas com certeza será brilhante!
Fique de olho aqui no blog para saber mais sobre criptomoedas e como investir em ativos digitais!