O HODL é uma das estratégias de investimentos mais difundidas entre os crypto-insiders (o que pessoal há tempos nesse mercado). Basicamente, é uma estratégia de longo prazo que se baseia na confiança inabalável em uma moeda (geralmente o Bitcoin).
Nesse artigo, eu vou contar o que é o HODL, como esse termo surgiu, e apresentar as vantagens e as desvantagens dessa estratégia de investimentos. Continue lendo!
O que é HODL?
Existem diversas estratégias no mercado cripto. Algumas mais ousadas e com resultados mais rápidos (tanto positivos quanto negativos, que fique bem claro) e outras que se encaixam em perfis mais conservadores e não imediatistas.
O Buy and Hold faz parte deste último grupo. A modalidade, que em inglês significa “comprar e segurar”, exige paciência, um forte psicológico e visão de longo prazo dos investidores, na contramão do dinamismo característico do dia a dia do mercado financeiro, especialmente o de criptomoedas.
Creditam a autoria da estratégia ao inglês Benjamin Graham, pai do conceito de “value investing”, muito disseminado hoje entre os investidores. Warren Buffett costuma contar em suas entrevistas que Graham foi um dos maiores influenciadores de sua carreira.
No universo das criptomoedas, o Buy and Hold é chamado apenas de Hodl, que consiste em comprar um ativo e mantê-lo em carteira durante um longo período, apostando em sua valorização com o passar do tempo. E este tempo podem ser alguns anos ou até décadas, sem que o investidor precise acompanhar a rotina frenética do mercado.
Com a tendência “infinita” das criptomoedas, os HODLers sabem que os ativos irão ter seus valores multiplicados com a passagem dos ciclos e, portanto, preferem segurar agora para lucrar depois.
Imagine alguém que comprou BTC lá em 2011 e deixou a moeda parada até o ano passado, quando a criptomoeda atingiu sua máxima histórica. Essa pessoa teria em mãos um tesouro, já que o BTC valorizou 6.271.233% nesse intervalo, segundo o instituto de pesquisa Insper.
Como surgiu a expressão 'HODL'?
Você deve ter notado que “HODL” é resultado da grafia errada da palavra “Hold”. Esse equívoco, no entanto, não é algo gratuito. A origem do neologismo, amplamente usado no mundo dos ativos digitais, remonta a um episódio curioso que aconteceu durante o fórum BitcoinTalk em 2013.
Um usuário que atendia por “GameKyuubi” cometeu um erro na hora de escrever “hold” durante uma conversa em que desabafava sobre a sua falta de habilidade para fazer trade. No dia do papo virtual, o BTC tinha despencado de 876 USD para 455 USD em apenas 24 horas. Muito irritado com as perdas, GameKyuubi acabou digitando no fórum que estava considerando passar apenas a “HODL” o BTC.
Em poucos minutos, o termo começou a virar meme entre os debatedores do BitcoinTalk. E segue até hoje como uma espécie de expressão de “intimidade" dos entusiastas de cripto com a estratégia de longo prazo.
Como Funciona o HODL como Estratégia de Investimentos?
Quem faz Buy and Hold no mercado tradicional costuma optar pela estratégia após fazer uma série de investigações sobre o ativo ou ativos que deseja segurar no portfólio.
No mundo cripto não é diferente. É de extrema importância estudar e entender os fundamentos dos projetos, os históricos, a que se propõem, quais são as soluções que trazem para questões econômicas e sociais, quais são suas políticas internas, seu envolvimento com a comunidade e o meio ambiente, o nível de aceitação do público e sua utilidade para as corporações, potencial de longevidade e impacto no longo prazo, entre outras diversas variáveis.
A investigação deve incluir estudar a trajetória profissional dos fundadores da empresa, sua origem, se possuem formação condizente com a proposta da companhia, se não têm um passado que possa manchar a imagem do projeto, como influenciam o mercado, seu networking, conexões com outros players do mercado e por aí vai.
Comprar uma criptomoeda para HOLDar exige dedicação. Não faça movimentos mais bruscos sem ter as respostas para todas estas perguntas.
A análise fundamentalista é a principal ferramenta para os investidores que pretendem carregar suas criptomoedas para o longo prazo. No entanto, não é indicado se desligar completamente do mercado, afinal ninguém quer ser surpreendido no meio do caminho e arriscar seu patrimônio.
Mantenha-se informado, mas não se deixe influenciar. É essencial ter em mente que as flutuações de rotina não valem para quem pretende focar os investimentos em períodos temporais extensos.
A análise gráfica também ajuda, nada que você precise ficar expert. Como apoio, os gráficos podem ser usados pelos hodlers para sentir a temperatura do mercado, porém de forma muito esporádica, bastante diferente do que fazem os operadores de curto prazo do mercado, mas ainda assim presente. A dedicação aos gráficos deve existir de tempos em tempos, sem requerer uma constância que tire o investidor de seu conforto de hodler.
Vantagens e Desvantagens do HODL
Informação é a sua melhor amiga para tomar qualquer decisão. Por isso, leia com atenção esta seção e entenda as vantagens e as desvantagens de se apostar em uma estratégia de HODL.
Vantagens do HODL
1. Fatores externos têm menos impacto
Conflitos internacionais, crises políticas, fracos desempenhos econômicos: esses, entre tantos outros, são fatores de estresse do mercado no dia a dia. Os traders de curto prazo estão totalmente vulneráveis à engrenagem macro, precisando buscar proteção nas altas flutuações, fazer reformulações frequentes nas carteiras, reduzir lucros ou suportar prejuízos quando o mar não está para peixe.
Na vida do HODLer, o movimento é mais flat, porque depende muito pouco do humor do mercado, que costuma mudar com a direção do vento. Disso os operadores de rotina sabem muito bem. Dificilmente algum fator externo vai impactar de forma indelével um ativo que é carregado por longos períodos. HOLDar é uma posição mais confortável, exige menos energia e desgaste psicológico.
2. Candles são só candles
Os traders estão de olho nos gráficos e seus indicadores para analisar que tendência se desenha e o que pode vir na sequência. Operar com muita frequência é estar disposto a fazer um acompanhamento constante de altas e baixas de preços, a entrar no passo da dança dos candles, um desafio para corpo e mente desses investidores. Os HODLers não operam com a multidão e não estão vulneráveis a FOMO, o medo de ficar de fora.
Esteja um ativo em correção ou não, registrando quedas sequenciais ou não, em nada deve afetar a atitude de quem pensa no longo prazo.
Uma outra vantagem é que não é necessário ser um hábil leitor de gráficos, analisar meticulosamente indicadores e traçar estratégias com base nessas análises, o que requer estudo aprofundado e tempo.
3. Só ‘de vez em quando’
Já falamos da importância de se manter informado, mas os episódios de euforia e pânico devem ficar restritos apenas a quem coloca o “skin in the game” todo dia ou quase todo dia.
O HODLer tem que estar preparado para resistir tanto às boas quanto às más notícias e só de vez em quando dar aquela checada no portfólio.
A vantagem é o HODL não exige horas e horas de tela e a desgastante preparação para entrar e concluir uma operação em um curto espaço de tempo, arriscando ainda sair no negativo.
A esporádica dedicação ao mercado do Buy and Hold dá mais liberdade ao investidor de exercer suas atividades profissionais e pessoais.
4. Gastos menores
Quanto maior o número de operações, mais taxas devem ser pagas às corretoras. Existem diversos tipos de cobranças para os traders de curto prazo e elas vão depender do tipo de ativos, da operação, do nível de alavancagem, entre outros fatores, que incluem até mesmo as temidas taxas de liquidação. Os hodlers têm esses gastos muito reduzidos já que ficam sem movimentar as criptomoedas durante um bom tempo.
Desvantagens do HODL
1. Paciência para lucrar
Há muitos novatos entrando no mercado cripto com a mentalidade de ganhar o máximo que puder no menor intervalo de tempo possível. O comportamento é da natureza humana, visa a economia de energia, o mental não foi trabalhado para resistir ao imediatismo.
Os HODLers demonstram - ou deveriam - o oposto deste comportamento. A ansiedade pode até bater, afinal, não somos robôs , mas o foco está no longo prazo e existe um treino para não dar abertura para a impulsividade. Manter a estratégia é fundamental e a paciência é a chave.
2. Deixar passar oportunidades
De novo, aqui entra a estratégia. A valorização virá com o tempo ainda mais forte do que para aqueles que testam o mercado o tempo todo.
Quem não tem tempo ou não está mesmo disposto a fazer operações curtas pode, sim, perder algumas oportunidades boas em operações de pequena duração, mas, ao tomar este risco, lembre-se de que também está exposto a desvalorizações bruscas.
Isso não significa que o hodler não está ganhando com a tendência de alta do ativo. Quando a tendência se consolida, as valorizações aumentam com o passar do tempo e o resultado será sentido na carteira que está segurando o ativo.
3. ‘Perdi a senha’
Este ponto requer uma certa disciplina e organização, porque você não vai querer chegar no futuro para recolher os seus lucros e não conseguir ter acesso aos seus rendimentos.
Esquecer os dados e onde estão guardados os ativos pode dar a maior dor de cabeça. O ideal é fazer anualmente testes das chaves-privadas, de todos os outros recursos de segurança e dos dispositivos de acesso. Não deixe suas chaves-privadas à vista de terceiros e armazene-as em locais seguros.
HODL ou não HODL? Eis a questão
Depois de ler esse artigo, você é capaz de tomar a decisão de deve ou não HOLDar suas criptomoedas. No geral, esse é o melhor a se fazer para evitar perdas em casos de FOMO e FUD. Tudo vai depender, é claro, da qualidade do projeto. Se um projeto realmente tem potencial para crescer e você soube analisar isso, manter posições de longo prazo será excelente para sua carteira de investimentos.
Contudo, no mercado financeiro, comumente diversificação é a melhor prevenção contra imprevistos. Assim, não faz mal combinar estratégias, por exemplo, HOLDar posições enquanto cria outras carteiras visando prazos mais curtos.
A decisão, é claro, é toda sua! Se quiser, compartilhe-a aqui nos comentários. Para mais artigos sobre investimentos em criptomoedas, fica de olho no blog!