ÁREA DO ALUNO

Como Ler Gráfico de Velas para Fazer Análise de Preço?

Você sabe analisar o preço de ativos financeiros? Se não sabe, comece aprendendo a ler um gráfico de velas, os famosos gráficos candlestick. Leia tudo aqui!
24/8/2022
Criptomoedas

O gráfico de velas (também chamado de gráfico candlestick) é um tipo de visualização de dados mais popular entre analistas financeiros e investidores. Se você pretende se aprofundar em qualquer tipo de mercado (não apenas no das criptomoedas), saber como ler gráfico de velas é fundamental.

Aplicativos como os das corretoras de criptomoedas e sites como o Trading View, Coinmarketcap e Coingecko são muito mais fáceis de se usar quando você sabe o que aquelas velas coloridas significam.

Nesse post, então, eu vou te mostrar o básico para entender os gráficos de velas para você melhorar sua habilidade de analisar dados do mercado e de gerir seu portfólio.

Continue lendo!

Como ler um gráfico financeiro

Antes de me aprofundar no gráfico de velas, o mais comum para investidores, é preciso passar algumas informações gerais sobre gráficos financeiros.

Os eixos: tempo e preço

Todo gráfico mostra a evolução de um mercado ao longo do tempo. O eixo horizontal é sempre o tempo, que pode ser medido de várias formas como vou falar logo mais.

O eixo vertical é sempre o preço de mercado daquele ativo em relação ao outro ativo contra o qual ele é medido. Na grande maioria das vezes, esse ativo de medida é o Dólar americano [USD]. Se você mora no Brasil, contudo, pode ter o costume de ler gráficos em Reais [BRL].

Voltando ao eixo do tempo, este pode ser medido em escalas diferentes. Se você tem o costume de ler notícias do mercado financeiro, já ouviu o termo “gráfico diário” ou “gráfico semanal”. Esses termos são muito comuns principalmente em conteúdos sobre análises técnicas ou movimentação de preços.

Essas expressões significam a escala de tempo marcada em cada ponto do gráfico, o que influencia na sua resolução. Desse modo, “gráfico diário” não quer dizer um gráfico de um dia tal, mas sim que cada ponto do gráfico representa o preço em um dia.

A escala de tempo também é chamada de resolução, já que influencia na quantidade de informação mostrada pela exibição dos dados.

Escala: linear e logarítmica

Outras informações importantíssimas para quem quer aprender a ler um gráfico de mercado é a diferença entre a escala linear e a logarítmica. Ambas se referem ao eixo vertical, do preço.

A escala linear é boa para mostrar movimentações de preços absolutas. O eixo de preços cresce de modo em que cada unidade é do mesmo tamanho. Na escala logarítmica, o eixo mostra uma distância igual a cada múltiplo de 10.

Por exemplo, o mercado BTC/USD na escala linear é visto assim:

[imagem]

Como você pode ver abaixo, o mercado BTC/USD fica bem diferente na escala logarítmica:

[imagem]

A escala logarítmica é melhor para ver a variação relativa do ativo, independente do seu preço de mercado. Pensa assim: se o Bitcoin valorizou de 10 USD para 100 USD, ele valorizou 10%. E se a cripto valorizou de 1.000 USD para 10.000 USD, ele também valorizou 10%.

Na escala logarítmica, essa evolução é visualizada como se fosse do mesmo “tamanho”. Isso acontece porque a “distância” entre 10, 100, 1.000 e 10.000 são a mesma devido ao cálculo de logaritmo.

Na escala linear, a valorização de 1.000 USD para 10.000 USD aparece absurdamente maior do que a de 10 USD para 100 USD. Contudo, em ambos os casos o ativo valorizou 10% e, na carteira dos investidores, teve o mesmo efeito.

Por isso, no mercado financeiro, é mais comum usar escalar logarítmicas. Ainda por cima quando falamos de visualizações de longos períodos e de ativos com alta volatilidade.

O Gráfico de Candlestick

Agora, você já sabe todo o básico de gráficos financeiros! Chegou enfim a hora de aprender a ler um gráfico candlestick!

O gráfico de velas é a forma mais popular de mostrar o desempenho de um mercado. A razão disso é que o gráfico candlestick é muito mais completo do que um simples gráfico de linha.

O gráfico de linha

O gráfico de linha mostra apenas o preço de encerramento do ativo em cada ponto. Assim, o gráfico tem informações mais discretas, sendo mais pobre de informação.

Em outras palavras, o gráfico de linha perde resolução porque não leva em conta a variação de preço entre cada ponto da variação do ativo.

Vamos a um exemplo, supondo um gráfico diário. Em um certo ponto, está marcado 45.000 USD e, no dia seguinte, 42.000 USD. O gráfico de linhas mostra apenas que, em cada dia, o preço do Bitcoin “fechou” nesses preços. Isso, é claro, depende do critério que o gráfico usado para medir o preço.

Se no meio do primeiro dia o Bitcoin tiver chegado a 48.000 USD e caído para 39.000 USD, o gráfico de linha vai perder essa informação. Por isso, é uma forma muito limitada de se ler o mercado.

Gráfico de velas

Em contraposição, o gráfico de velas apresenta a evolução do ativo sem ocultar dados importantes de cada intervalo. Em uma visualização como essa, as altas, as baixas do Bitcoin em cada ponto do tempo também são aferidas.

Cada unidade do gráfico são aqueles ícones, que se chamam “velas” ou “candlesticks”. Eles são compostos por um corpo mais largo e dois “wicks”, como são chamados os espetinhos que ficam em cada ponta.

Assim, as velas fornecem 5 tipos de informação. O primeiro deles é a cor:

  • Verde: ativo encerrou acima do preço de abertura (subiu)
  • Vermelho: ativo encerrou abaixo do preço de abertura (caiu)

Os outros 4 são:

  • Preço de abertura: o preço no qual o ativo abriu esse intervalo de tempo (pode ser um dia, uma semana, a hora etc.).
  • Preço de encerramento: o preço no qual o ativo encerrou este intervalo de tempo.
  • Preço de alta: o preço mais alto atingido pelo ativo neste intervalo de tempo.
  • Preço de baixa: o preço mais baixo atingido pelo ativo neste intervalo de tempo.

Padrões comuns no gráfico de vela

Agora, as velas não são mais grego para você! Para completar esse conhecimento, vou te mostrar os padrões clássicos. Não perca!

1. Clássica

Esse modelo é o formato mais comum de uma candlestick. Note que você pode identificar três partes: o corpo e dois wicks (ou sombras).

O comprimento dos wicks é o que vai te mostrar o quanto o preço variou além da abertura e encerramento. Geralmente, o wick te mostra os preços que foram rejeitados naquele período em particular.

Esse padrão é comum em momentos em que o mercado está indeciso, tendo testado e rejeitado níveis acima e abaixo do corrente.

2. Hammer (o Martelo)

O martelo é o formato estritamente bullish e então será sempre verde. A ausência do wick superior indica que o preço máximo do período não foi rejeito, mas o comprimento do wick inferior indica que o mercado testou preços bem abaixo do preço final e os rejeitou.

3. Shooting Star (a Estrela Cadente)

A estrela cadente é o formato oposto do martelo, sendo sempre vermelho. O mercado testou preços bem acima do preço de encerramento, mas rejeitou até um preço abaixo do preço inicial. Essa vela mostra vendedores mais agressivos.

4. Doji

O doji é a vela mais sintomática de um mercado indeciso. Isso é, um mercado que se aventurou em preços mais altos e mais baixos do que o preço inicial, mas que fechou em um preço muito próximo do de abertura, rejeitando tanto um quanto outro.

Existem muitos outros formatos para se ler um candlestick, mas esses são os principais! Contudo, esse tipo de leitura já te dá uma ótima noção de como ler o gráfico de velas. Agora, você tem muito mais equipagem para operar nas corretoras!

Nunca deixe de pesquisar e de se informar o máximo possível para isso, fique de olho no nosso blog para mais conteúdos instrutivos como esse!

Se você tem alguma experiência com o candlestick ou se ainda tem alguma pergunta, pode comentar abaixo!

Últimos artigos

24/8/2022
Criptomoedas
O Inverno Cripto: como identificar e como agir?

Estamos no inverno cripto? O que fazer nesse momento de baixa das criptomoedas? Comprar? Vender? As perguntas aparecem de todos os lados, mas todas as respostas estão aqui! Leia!

Ler artigo completo
24/8/2022
Criptomoedas
O que é Criptomoeda? A Explicação Definitiva por um Especialista

Você já sabe o que são criptomoedas e como elas transformaram para sempre as finanças? Veja minha explicação definitiva clicando aqui!

Ler artigo completo
24/8/2022
Bitcoin
Como Investir em Bitcoin com Pouco Dinheiro?

Se você quer começar a investir em criptomoedas, mas está na dúvida de como começar e qual o investimento mínimo, venha tirar suas dúvidas aqui! Aprenda a investir em Bitcoin com pouco dinheiro!

Ler artigo completo
FL Consultoria Ltda
CNPJ: 49.927.665/0001-34
© Todos os direitos Reservados - Felippe Percigo - 2022