ÁREA DO ALUNO

Como Analisar Altcoins para Investimento

O mercado de altcoins é vasto, com possibilidades a perder de vista. Para navegar nesse mar de opções, nada melhor do que saber como analisar altcoins e entender a proposta de valor de cada projeto. Aprenda isso aqui!
24/8/2022
Altcoin

Cada dia que passa, uma nova altcoin emerge no mar de informação nas redes sociais. O momento é muito, muito prolífico para novos projetos de criptomoedas. Cada um apresenta uma nova proposta de valor, com diferentes tokenomics e funcionalidades. Mas como analisar altcoins?

Neste artigo, vou apresentar um método infalível para você determinar o valor de um projeto de criptomoeda. Assim, você pode tomar uma decisão muito mais informada e, se tudo der certo, vai colher belos frutos mais tarde!

Continue lendo!

Como Analisar uma Altcoin

Atualmente, há de 10 mil a 15 mil criptomoedas em circulação, um número que cresce exponencialmente, especialmente por conta da facilidade, hoje, de “fabricação” desses ativos. Lá se foi a época em que se podia contar nos dedos a quantidade, tempos em que o Bitcoin, a mais popular e mais negociada, praticamente não tinha concorrentes. 

Ainda que o BTC mantenha a hegemonia, outros projetos, como a Ethereum, estão atraindo cada vez mais a atenção dos investidores.

Muitos provavelmente irão falhar e não resistirão ao tempo, enquanto alguns podem tomar proporções que hoje ainda não podemos enxergar. Afinal, quem lá atrás poderia prever que o Bitcoin se tornaria hoje o oitavo ativo mais importante do planeta, atrás de ouro, prata e gigantes como Apple e Microsoft? 

Onze anos atrás, 10 mil BTC compravam apenas duas pizzas no restaurante americano Papa John's... Isso realmente aconteceu, no dia 22 de maio de 2010, e é um episódio marcante na trajetória da moeda, chamado de Bitcoin Pizza Day. Esse mesmo montante, hoje, é equivalente a mais de 440 milhões USD. Pode comprar praticamente tudo o que vier à sua mente.

A valorização do BTC está na casa dos 9.000.000% e deve ser superada nos próximos anos. O Bank of America apontou o BTC como o melhor investimento da história. 

Investindo com Consciência

Mas o mercado cripto não parou no Bitcoin. Ele começou no Bitcoin. E, em tempos atuais, valorizações absurdas são cada vez mais comuns entre os criptoativos. Este movimento de alta infinita faz com que investidores se interessem em buscar as moedas mais promissoras para diversificar suas carteiras, mas, ao mesmo tempo, atrai muitos aventureiros em busca de retornos relâmpagos imediatos. 

Os aventureiros, no entanto, não são apenas aqueles disfarçados de investidores, alguns também estão por trás dos projetos das criptomoedas. A maioria deles não tem uma história como a do Bitcoin, que começou com um propósito e o fomento de mentes afiadas determinadas a criar algo completamente novo para mudar a história. 

O mercado está inundado de projetos fakes, sem fundamentos nem perspectivas, encabeçados por aventureiros gananciosos. Basta ver os noticiários para se dar conta dos golpes e esquemas Ponzi que se aproveitam de uma ideia revolucionária como a do dinheiro descentralizado para encher os bolsos. 

Dado todo este cenário, é imprescindível estudar para aprender como analisar uma criptomoeda. Os riscos de ter uma baita dor de cabeça acabam muito reduzidos quando se tem conhecimento para aplicar na hora de escolher um novo projeto para o portfólio. 

Anos atrás, não existiam muitos veículos de onde extrair informações e a possibilidade de errar era amplificada. Hoje há algumas fontes confiáveis e de respeito, que fazem atualizações em tempo real com a missão de auxiliar os investidores. 

7 Passos para Analisar Altcoins e Investir no Projeto Certo 

Confira abaixo meu método infalível em 7 passos sobre como analisar altcoins! Não perca essa!

1. Faça sua Pesquisa em Sites Consagrados e Confiáveis

Você já conhece o CoinMarketCap? O site está entre os mais respeitados do segmento e é considerado pelos especialistas uma fonte segura. Ele atua como um hub de informações sobre tudo que envolve cada criptomoeda, funcionando como uma espécie de catálogo. Oferece uma gama ampla de indicadores que podem servir de guia para a compreensão do projeto, suas atividades, nível de engajamento, números, lançamentos, atualizações, etc.        

O primeiro movimento deve ser olhar com calma todos os elementos contidos no site sobre os projetos do seu interesse. As informações podem ser acessadas em diversos idiomas.

Comece pela capitalização de mercado. Este indicador mostra o quanto de capital está aplicado no projeto. A equação é simples: multiplica-se o preço atual da cripto pelo fornecimento em circulação. Prefira as iniciativas que tenham mais de 300 milhões USD em market cap. Abaixo disso, o risco aumenta consideravelmente.

Se você deseja conhecer projetos para estudá-los pode fazer um tour pela aba “Criptomoedas”, onde estão listadas as moedas em ordem de capitalização de mercado, da maior para a menor. Só para se ter ideia da quantidade de criptos, a listagem hoje é feita ao longo de 94 páginas.  

Na primeira página costumam estar as mais antigas do mercado. No entanto, se você quer investigar projetos menores, comece pelo final. O que pode acontecer é não encontrar informações suficientes por conta da pouca idade do projeto ou por sua falta de relevância. Aí está um ponto de atenção. 

Na aba “Criptomoedas”, é possível encontrar informações como preço, sua variação em 24 horas ou em sete dias, capitalização de mercado, volume negociado em 24 horas, suprimento em circulação e um gráfico representando a movimentação da cripto em sete dias.  

No menu onde esta aba se encontra, ainda há informações adicionais e outras mais específicas sobre determinados projetos e categorias de projetos, como o DeFi (finanças descentralizadas).

2. Consulte os Dados Históricos da Altcoin

No CoinMarketCap, observe o indicador volume sobre capitalização de mercado. Aqui é possível saber se uma moeda está sendo negociada de forma sustentável ou se está sendo vítima de especulação. Resultados que variam entre 7% (0,07) e 20% (0,20) são considerados saudáveis. 

3. Entenda a Proposta de Valor do Projeto

Pode continuar com o navegador aberto no CoinMarketCap. Em seguida, devem ser avaliadas as propostas. As perguntas seguintes são necessárias. 

  • O que o projeto faz?
  • Que problema ele resolve?
  • Quem são os fundadores do projeto?
  • Qual é a equipe por trás? Qual é a experiência comprovada dos principais nomes envolvidos do projeto?
  • O que ele tem de diferente dos outros?

Ali mesmo no site, são encontradas estas respostas. E a palavra de ordem nestas respostas deve ser “consistência”. Claro que você pode - e deve - consultar outros meios confiáveis para embasar de forma mais robusta as suas opções. 

Pelos fundadores dos projetos, é possível se ter ideia da seriedade de seus empreendimentos. Veja se eles têm uma trajetória ligada ao core do negócio, se possuem uma experiência vasta em instituições e empresas conhecidas e respeitadas, se têm formação profissional consistente, forte conhecimento em blockchain e em programação, e um LinkedIn com uma rede influente. 

4. Faça uma Análise do Desempenho do Preço da Moeda

Tome um tempo para olhar os gráficos das criptomoedas do seu interesse. Ali mesmo na aba “Criptomoedas”, ao lado das outras informações, você pode acessar gráficos filtrando por indicadores. Por exemplo, você pode escolher observar como foi a evolução do preço de GALA em sete dias ou conferir o nível de negociações através do volume para horários específicos.     

Para quem já tem um conhecimento maior de análise gráfica, pode acessar gratuitamente o site do Trading View e ter uma visão maior do todo, com funções mais interessantes para complementar a leitura. 

5. Vá além do Preço e Consulte Outros Documentos e Fontes sobre o Projeto

Algumas outras visitas são necessárias para reforçar a sua confiança. No próprio CoinMarketCap, logo abaixo do nome da criptomoeda estão alguns links extremamente úteis para seguir a nossa investigação. Entre eles estão o site do projeto, links para as comunidades, o whitepaper e o código fonte.

Faça um tour pelo site, veja quais outros trabalhos estão em desenvolvimento, quem são os parceiros, como comunicam o que estão fazendo, etc. Dê uma olhada no roadmap, uma ferramenta que mostra o caminho a percorrer para cada etapa da produção. Observe se os prazos estão sendo cumpridos, esse é um ótimo sinal de que estão na trilha certa. Agora, há também os projetos que não têm site. Desconfie.

Quando se investe em cripto, investe-se em tecnologia. E a tecnologia está no digital, que tem a internet como nave mãe. Portanto, o projeto, obrigatoriamente, tem que estar nas redes sociais. 

Twitter, Discord, Reddit, Medium e YouTube são os preferidos pelas comunidades para as suas atividades. O número de seguidores das redes e o engajamento das comunidades são os termômetros ideais para analisar a força de um projeto. 

6. Intere-se das Notícias

Os sites de notícias são fontes de consulta valiosas. Muitos dos grandes veículos internacionais já possuem até editorias dedicadas exclusivamente a criptomoedas, deixando claros o tamanho e a relevância desse mercado. 

Existem também os sites específicos, a maior parte deles internacionais. Alguns já possuem tradução para o português, mas nada também que um Google Translator não ajude, não é?

7. Pesquise a Liquidez e a Oferta daquela Altcoin no Mercado

Investigue em que corretoras a moeda do seu interesse está sendo negociada. É indicado evitar projetos que não tenham entrado nas plataformas das exchanges mais importantes. Primeiro, por conta da liquidez, que quando é baixa torna mais difícil e demorado comprar e vender um ativo. Depois, porque as corretoras menores e menos conhecidas acabam tendo menos critérios para adotar projetos e você pode entrar em uma furada. Portanto, escolha bem. Binance, Kraken, Coinbase, Bittrex, Kucoin, Bitcoin Trade e Gate.io estão entre as mais confiáveis do mundo.    

Esses foram os 7 passos para analisar altcoins! Mas isso não é tudo. Talvez, o mais importante é saber o que evitar. Confira abaixo o que não fazer quando estiver decidindo o próximo criptoativo na sua carteira.

Consideração Final: o que NÃO Fazer

Primeiro de tudo, desconfie de conselhos de terceiros. Muitas pessoas acabam tentando manipular o mercado e, para isso, começam manipulando você e outros investidores.

Como exemplo, podemos citar um caso da Litecoin Um exemplo recente foi o caso da Litecoin. Em setembro do ano passado, uma fake news que viralizou na internet dizia que o Walmart passaria a aceitar a criptomoeda como pagamento. A notícia falsa fez com que o preço da Litecoin saltasse 20%. No entanto, depois do voo veio a queda. A varejista se manifestou negando a informação e o preço de LTC levou um tombo imediatamente. 

Não compre projetos pensando em ficar milionário de um dia para o outro. A chance de isso acontecer é uma em um milhão. É preciso investir com o pensamento no futuro e não baseado em uma ilusão. Seja consistente.

Não entre na euforia dos hypes comuns no mercado. Assim como nascem meteoricamente, também morrem em um piscar de olhos.

Com essas dicas, você já pode fazer uma análise de altcoins e começar a escolher os novos projetos na sua carteira. Fique livre para fazer comentários aqui e explicar se esse método foi útil. Se precisar de mais informações, confira os outros conteúdos aqui no blog!

Últimos artigos

24/8/2022
Criptomoedas
O Inverno Cripto: como identificar e como agir?

Estamos no inverno cripto? O que fazer nesse momento de baixa das criptomoedas? Comprar? Vender? As perguntas aparecem de todos os lados, mas todas as respostas estão aqui! Leia!

Ler artigo completo
24/8/2022
Criptomoedas
O que é Criptomoeda? A Explicação Definitiva por um Especialista

Você já sabe o que são criptomoedas e como elas transformaram para sempre as finanças? Veja minha explicação definitiva clicando aqui!

Ler artigo completo
24/8/2022
Bitcoin
Como Investir em Bitcoin com Pouco Dinheiro?

Se você quer começar a investir em criptomoedas, mas está na dúvida de como começar e qual o investimento mínimo, venha tirar suas dúvidas aqui! Aprenda a investir em Bitcoin com pouco dinheiro!

Ler artigo completo
FL Consultoria Ltda
CNPJ: 49.927.665/0001-34
© Todos os direitos Reservados - Felippe Percigo - 2022